quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Viana sem Castelo

Viana do Castelo é uma cidade linda, com o seu importante porto, os seus monumentos, dos quais sobressai a catedral no monte de Santa Luzia. Junto a Galiza, Viana do Castelo é uma cidade internacional, inundada de turistas. Mas, quantos dos seus visitantes fazem a pergunta que irrita os habitantes locais : " Onde fica o Castelo?" Os que já conhecem a resposta não podem evitar um sorriso malandro, esperando a resposta seca: " Não há cá castelo nenhum!"

 De facto, não existe, nem nunca existiu um castelo em Viana do Castelo. Talvez para dar uma explicação graciosa, surgiu uma lenda, de origem desconhecida, que conta assim a origem do nome da cidade:

"Um cavaleiro  apaixonou-se por uma bela princesa. Rondava o castelo da sua amada, vezes sem conta, na esperança de a ver. Um dia, na varanda mais alta do castelo, viu a princesa, Ana de seu nome, que lhe acenava.
Louco de alegria, o cavaleiro não se conteve e então gritava:
"Vi Ana do Castelo! Vi Ana do Castelo!"

Não acredita? Busque então a história de Viana e não encontrará vestígio de qualquer castelo... esta explicação vale o que uma lenda vale, num país rico de lendas e mitos , que se estendem até ao Algarve, com as suas mouras encantadas!

Um pouco da sua história

A povoação de Viana recebera Carta de Foral de Afonso III  em 18 de julho de 1258, tendo passado a chamar-se Viana da Foz do Lima. Devido à prosperidade desde então adquirida, Viana tornou-se um importante entreposto comercial, vindo a ser edificada uma torre defensiva (a Torre da Roqueta) com a função de repelir piratas oriundos da Galiza e do Norte de África, os quais procuravam por este porto.


              O espírito comercial de Viana alcançou tais proporções que a rainha Maria II de Portugal

concedera alvará à extinta Associação Comercial de Viana do Castelo em 1852. A mesma soberana -

para recompensar a lealdade da população de Viana, que não se rendera às forças do conde das Antas

(1847 - decidira elevar a vila à categoria de cidade com o nome de Viana do Castelo (20 de janeiro de 1848). No século XX, tornou-se num dos principais portos portugueses da pesca do bacalhau .






,Eu sou uma minhota, de Braga, mas que foi levada para Angola Luanda.
Adorei Viana do Castelo , estive no Templo , lá em cima em Santa Luzia, mirando a bela cidade dos meus antepassados.... aliás, como curiosidade: - a minha foto de perfil neste blog,foi tirada em Viana, na idade em que iniciei a minha "viagem" de professorinha. Pelas fotos com que vou assinando cada mensagem, comprova-se que o meu tipo é mesmo de minhota loira ... Esta fotografia é da actualidade, uma professorinha já madura 😃

Sem comentários:

Páginas

Seguidores

Os melhores amigos

Os melhores amigos
Companheira de vida

Número total de visualizações de páginas