quinta-feira, 12 de outubro de 2017

A estátua e a história da "Pequena Sereia"

A pequena estátua de uma sereia, sobre uma rocha no porto de Copenhague, é talvez o mais famoso ícone da Dinamarca. Como surge, então, a ideia dessa escultura que se tornou mundialmente famosa?
Carl  Jacobsen , um escultor dinamarquês, foi um dia ao Teatro Real assistir ao bailado "A Pequena Sereia". Ao ver o solo da bailarina Ellen Price na peça  ficou absolutamente  fascinado! Corria o ano de 1909. Ao artista não saía da cabeça a beleza daquele dança... Foi então que decidiu  convidar a bailarina para posar para que pudesse fazer uma estátua. Primeiro, ela entusiasmou-se com a ideia e aceitou, mas numa época tão conservadora, posar nua para um escultor, seria um escândalo e Ellen Price teve de recusar.  Acabou por ser a mulher do seu amigo e também escultor Edvard Erichsen  quem posou para o corpo.

A escultura representa então a sereia olhando para o mar, lembrando a sua juventude, sem aí poder retornar..






A Pequena Sereia é um dos mais famosos contos de fadas escrito por Hans Christian Andersen. Embora, hoje em dia, se encontrem diversas versões do mesmo, cremos ser esta a verdadeira.

Resumidamente:
Conta-se que no fundo do mar vivia Ariel com seus pais e suas irmãs. A cada uma era permitido subir à superfície do mar. Quando a vez de Ariel, a Pequena Sereia chegou, ela avistou um príncipe num barco que naufragava no meio de uma tempestade. A Pequena Sereia salvou o príncipe de se afogar. Ela levou-o ainda inconsciente até à  costa perto de um templo e esperou escondida (por causa da sua cauda de peixe)  até que uma jovem do templo o encontrou.
O príncipe nunca chegou a ver a Pequena Sereia, infelizmente.
Desde então, ela  vinha até a superfície da água  procurar o seu príncipe. Um dia, a sereia procurou uma feiticeira a quem pediu  pernas para poder procurar o seu amado em terra. A feiticeira em troca ficou com a linda voz de Ariel , que apaixonara o príncipe.
A Pequena Sereia depois de beber a poção mágica,  encontrou-se finalmente com o príncipe, que se sentiu atraído pela sua beleza e graça, mesmo ela sendo muda
.Mas, por coisas de reinos, um dia o pai do príncipe  ordenou-lhe que se casasse com a filha do Rei vizinho. O príncipe  disse à Pequena Sereia que não o iria fazer, pois ele estava apaixonado pela jovem do templo, que era  possuidora de uma voz maravilhosa! O jovem acreditava que fora ela quem o salvara, pois essa  (que era a feiticeira) possuía a voz da pequena sereia.
Verificou-se mais tarde que a filha do Rei vizinho era afinal a jovem do templo, que foi mandada para lá a fim de ser educada. Com isto, o casamento entre os dois foi anunciado pelos dois reinos, deixando a Pequena Sereia de coração partido .
Ariel, a Pequena Sereia, foi tristemente desprezada pelo príncipe, embora tantas provas de amor lhe tivesse dado.

 Moral da história (no Brasil, estória) : nem nos contos de Fadas existem verdadeiros e fiéis Príncipes Encantados.
   Mulheres, bem podem esperar deitadas na rocha, olhando o mar à espera do tal Encantado.... ele não existe, não!    Ehehehehehh  ;)


Sem comentários:

Páginas

Seguidores

Os melhores amigos

Os melhores amigos
Companheira de vida

Número total de visualizações de páginas