segunda-feira, 23 de março de 2009

"AMADOS CÃES" de José Jorge Letria

Começo por agradecer ao Jorge e à Rosa a "explosiva" resposta dada ao pobre anónimo que acha que o amor pelos animais são tretas e que ainda provocam acidentes...enfim, nem vale a pena dedicar mais atenção a tal subanimal.
Para os que gostam ou para os ainda indiferentes desta causa da defesa dos animais, peço que leiam o livro de José Jorge Letria, "Amados cães". Lê-se com prazer as várias histórias que nos conta de algumas celebridades deste planeta feito de contrastes: desde a comovente história de Jo Fi , cujo dono era Sigmund Freud, o fundador da psicanálise, que atendia os pacientes com a sua pesença (os quais beneficiavam da tranquilidade que transmitia). Sobre o seu amor aos cães escreveu "Pode amar-se tão profundamente um cão como eu amo Jo Fi, sentindo afecto sem ambivalência e um sentimento de intimidade e de pertença mútua como não existe outro.", passando pela história de Blondi, a cadela de Adolf Hitler, na qual J.J.Letria usando magistralmente a primeira pessoa da narrativa, nos põe a escutar com toda a atenção o que Blondi viu e sentiu, enquanto companheira inseparável do louco e terrível ditador. Parece que estamos lá, quando a cadela, nos seus derradeiros momentos nos diz "Adolf fez-me mais festas do que era costume e segredou-me muitas palavras ternas. Eu nunca duvidei de que ele gostasse mesmo de mim. Depois despejou uma ampola de cianeto num naco de carne e pôs fim à minha vida.(...)suicidando-se em seguida".
Termino citando, numa humilde homenagem ao grande José Jorge Letria, com quem partilho a ideia : "Se houver, como dizem que há, um Céu dos Cães, é lá que quero ter assento(...)".Boa noite.

4 comentários:

Rosa Lee disse...

E mais palavras para quê?
Adorei este post.....continua.....

Milucha disse...

Obrigada Rosa Lee, segui os teus conselhos,as dicas que me deste naquele nosso almoço da saborosa "moambada": já és a minha psicóloga preferida.

Susana Mendes disse...

Também gosto muito de cães, não conhecia este livro de Jose jorg Letria que deve ser interessante . Este é o mesmo que cantava no 25 de Abril? não sabia que é escritor. Vou procurar o livro.

Francisco Gonçalves disse...

Gostei do teu post. Já li o livro e outro dele AMADOS GATOS, muito bons.Na citação que fazes sobre a cadela de Hitler, dá que pensar...um cão até consegue despertar coisas positivas num monstro.
Francisco Gonçalves

Seguidores

Os melhores amigos

Os melhores amigos
Companheira de vida

Número total de visualizações de página